Por que fornecer o que há de melhor? Por que fazer a diferença?
Perguntas como essas, refletem nas açoes educativas que o Colégio Miguel desenvolve. Confira as atividades que os nossos alunos participam:
A escolinha de futsal do Colégio Miguel tem um caráter sócio-educativo e técnico, utilizando o futsal como instrumento para contribuir na formação de crianças e adolescentes com hábitos saudáveis, desenvolvendo aspectos físicos, disciplinares e sociais.
Os principais benefícios da prática orientada do futsal são:
Aprimoramento físico: coordenação, ritmo, equilíbrio, força, agilidade, velocidade, flexibilidade, precisão e resistência cardiorrespiratória.
Espírito esportivo;
Disciplina, respeito às regras, autocontrole;
Sociabilidade;
Competitividade saudável;
Contribuir com valores éticos e morais na formação de crianças e adolescentes;
Desenvolvimento técnico.
Justificativa
O JUDÔ (Arte Marcial Japonesa) assim como a Educação Física torna-se essencial para o desenvolvimento dos padrões fundamentais de movimento – andar, correr, saltar, arremessar, rebater, chutar, de cada criança é de vital importância para o domínio das habilidades motoras.
JUDÔ adquiri ainda um papel importantíssimo, por favorecer um ambiente adequado para a criança, oferecendo experiências, que vão auxiliar e promover o desenvolvimento motor na sua plenitude.
É importante mencionar também, que a modalidade Judô é muito mais do que uma prática esportiva, por tratar-se de uma Arte Marcial Milenar, que sendo fundada/ pautada por princípios inerentes a convívio social como: humildade, respeito... princípios. Esses que precisam ser mais bem tratados na sociedade contemporânea.
Assim, o Judô passa a ser um instrumento pedagógico de grande relevância em qualquer projeto educacional, podendo assim, interagir com as outras disciplinas de forma positiva.
Estratégia
O trabalho será realizado de maneira a favorecer o aprendizado das crianças, para as crianças do Ensino Infantil os movimentos básicos do Judô serão dados separadamente, e as do Ensino Fundamental após o estágio inicial, será feito a combinação dos movimentos básicos – defesas, ataques, chutes... – respeitando assim o estágio de desenvolvimento de cada aluno. As atividades e os diversos exercícios serão dados sempre que possível de maneira lúdica e/ou recreativa com brincadeiras de bola, de corda, cantigas de roda, histórias infantis, etc.
Objetivos
Respeitar a iniciativa e criatividade das crianças, através de uma metodologia que busca a aprendizagem, promovendo assim momentos de pura diversão, trabalhando ainda com a busca constante da sociabilização.
Para tanto, é esperado que num período de 3 meses as crianças do Jardim tenham aprendido os movimentos básicos do Judô, e as do Ensino Fundamental a combinação dos movimentos. Quanto ao desenvolvimento motor e cognitivo, espera-se nesse período a efetivação das potencialidades de cada criança. Buscando sempre a dialética entre o fazer e o saber, que considera-se de extrema relevância para a criança.
A dança não tem o seu fascínio apenas como arte, beleza e cultura, mas em sua ação pedagógica, pode trazer grandes contribuições para o desenvolvimento infantil, principalmente na fase pré-escolar, em que suas habilidades mais importantes estão sendo formadas.(expressão corporal, ritmo, coordenação motora, delicadeza, comunicação, disciplina, benefícios emocionais e psico-sociais).
As aulas ocorrerão todas as terças-feiras das 08:30 às 09:30 ( para os alunos que estudam a tarde) e das 16:00 às 17:00 ( para os alunos que estudam de manhã).
Período Integral;
Aula de Informática;
Espanhol;
Nataçao;
Teatro;
Artes;
Aula de música;
Balé;
Transporte Escolar;
Judô;
Ensino Religioso;
Projeto Social;
Sala de Arte e Culinária.