PROJETOS


• REDESCOBRINDO O BRASIL

Proposta
Tendo em vista promover um projeto que tenha como objetivo enfatizar acontecimentos importantes históricos-culturais do nosso país, optou-se por desenvolver um tema que contemplasse não só a cultura, mas também a história numa retrospectiva reflexiva e histórica.

Educação Infantil e 1ºAno
Mini e maternal : música 1, 2, 3 indiozinhos
Jardim I : Pindorama
Jardim II: Chegada dos portugueses no Brasil
1ºAno Sônia: Independência do Brasil
1ºAno Lina: Vinda da família Real

Cássia: Desfile de personagens folclóricos e regionais ( a fim de introduzir o próximo tema) Preparar algo que dê o fechamento dessa fase do Brasil e o início da cultura que vamos falar com o Fund. II

Fundamental I -
Divisão das regiões entre as séries: Sul, Norte/Nordeste, Centro-oeste, Sudeste
Fundamental II -
Divisão das décadas : 60 e 70, 80, 90 a 2000...
6ºAno A e B: 60 e 70
7ºAno A e B: 80
8ºAno A : 80
9ºAno A e B: 90 e 2000...
Ensino Médio: Os avanços tecnológicos...

• ENCONTRO LITERÁRIO

Proposta
Incentivar o gosto pela leitura através do conhecimento e apreciação de textos poéticos de diversos autores, possibilitando “ um verdadeiro encontro literário”. Tendo em vista tal objetivo, optou-se por desenvolver um projeto interdisciplinar que contemplasse a escola como um todo, mostrando o quanto o mundo literário é importante em nossas vidas e além de conhecimento histórico e cultural, nos traz uma profunda reflexão sobre nossa real existência através de valores universais. Dessa forma, uniremos prosa em verso, transformando nosso espaço escolar num verdadeiro livro, cujo protagonista principal será o aprender em forma de arte. Nossos alunos farão parte da composição dessa linda história que certamente ficará marcada para sempre na mente dos nossos alunos. Sendo assim, espera-se através da união, contribuir não só para o conhecimento cultural, mas para o aprimoramento reflexivo e artístico do nosso colégio.

Divisão de Tarefas

Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental I
Vinícius de Moraes
Abertura: Um aluno falará sobre o poeta em questão e a obra e colocaremos a música a arca de Noé. ( Essa parte poderá ser feita por um aluno da série superior) Seria interessante se nessa parte tivéssemos um aluno vestido de cada animal.

Sugestão: ao iniciar

Mini e maternal:
Trabalharão a música : A casa de Vinícius de Moraes (que é uma poesia cantada) Eles poderão fazer atividades relacionadas a música e no dia da apresentação do produto final podem apresentar uma dança com a música.

Jardim I:
Trabalharão a música : O pato de Vinícius de Moraes ( que é uma poesia cantada) Eles poderão fazer atividades relacionadas a música e no dia da apresentação do produto final podem apresentar uma dança com a música. Os alunos podem estar vestidos com máscara de pato. E em sala de aula, a professora poderá também contar a história do patinho feio.

Jardim II:
Trabalharão a música : A pulga de Vinícius de Moraes ( que é uma poesia cantada) Eles poderão fazer atividades relacionadas a música e no dia da apresentação do produto final podem apresentar uma dança com a música, enfatizando os numerais de 1 a 6.

1º ano A :
Trabalharão a música : O relógio de Vinícius de Moraes ( que é uma poesia cantada) Eles poderão fazer atividades relacionadas a música e no dia da apresentação do produto final podem apresentar uma dança com a música vestidos de relógio. Além disso, ao iniciar eles podem fazer uma apresentação tipo jogral ou individual.

1º ano B :
Trabalharão a música : Abelhas de Vinícius de Moraes ( que é uma poesia cantada) Eles poderão fazer atividades relacionadas a música e no dia da apresentação do produto final podem apresentar uma dança com a música vestidos de relógio. O objetivo dessa canção é enfatizar a letra a

Fundamental I: de 2º a 5º Ano – farão apresentações e exposições da poetisa Cecília Meireles.

Fundamental II: do 6º a 9º Ano – farão apresentações e exposições do poeta Manuel Bandeira e outros...

• ACAMPADENTRO

Objetivo
O objetivo do acampadentro é ensinar os alunos a dividirem um mesmo espaço com outras pessoas, na hora de descansar, fazer as refeições e até mesmo as diversões. E a importância de ser solidário, da união e do companheirismo.

Séries Envolvidas
Da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental

Avaliação
Avaliar a organização e cuidados com os seus pertences, a união.

Prazo de duração
Um dia somente para esse projeto, de preferência na semana das crianças.

Espaço Físico a ser utilizado
Sala de aula e pátio.

Material necessário
Colchonete, bolsa com seus pertences preferidos como brinquedos, jogos, diário, etc.

Desenvolvimento
Nesse dia os alunos podem comparecer sem uniforme. Trazer dentro da mochila um pijama, podendo levar pantufa, bichinho de pelúcia, se preferir. Eles chegam, sentam nos lugares esperando as professoras apitar para o começo da diversão.

• 1º apito: todos devem organizar as mesas e cadeiras para a arrumação dos colchonetes (com ajuda das professoras);
• 2º apito: todos colocar os pijamas e ir para o seu colchonete;
• 3º apito: hora da pipoca, todos ainda no colchonete;
• 4º apito: hora do desfile no pátio;
• 5º apito: hora dos comes e bebes, muitas frutas, sucos, salgados, doces, etc... Na sala de aula cada professora decora o seu ambiente;
• 6º apito: pintura no rosto e algodão doce.

Observação
Tudo isso já é uma grande gincana, pois quem não cumprir as regras até o próximo apito, paga um mico. Exemplo: dançar, imitar algum animalzinho, entre outros.

• HORTICULTURA

Objetivo
O objetivo da horticultura é ensinar aos alunos a importância de cultivar as plantas, de como plantá-las, bem como o respeito e a importância delas para nosso bem estar e sobrevivência.

Séries Envolvidas
Da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental

Desenvolvimento
O que será trabalhado?

Mini-maternal e Maternal: Plantar e regar verduras e legumes.
Jardim I: Plantar e regar flores. Ex: rosas, hortênsia, cravo, etc.
Jardim II: Trazer para sala flores que ficam na sombra. Ex: violeta, lírio da paz, etc.
1º ano A: Fazer o plantio de plantas que ficam na sombra em um belo e grande vaso que ficará em exposição na escola.
1º ano B: Plantar flores de jardim em uma jardineira. Ex: onze horas, flor da fortuna, etc.

Avaliação
Avaliar o trabalho em conjunto, a união do grupo.

Prazo de duração
De 30 a 45 minutos.

Espaço Físico a ser utilizado
Parte externa do colégio no jardim e sala de aula.

Material necessário
Vasos, terra, fertilizante, sementes e mudas de plantas, pedras para decorar, etc.

• FOLCLORE

Objetivo
Conhecer os seres lendários do folclore brasileiro; recriar personagens por meio de ilustrações ou dramatizações; elaborar narrativas; desenvolver habilidades culinárias; ter contato com o artesanato; caracterizar alguns personagens da cultura popular; interessar-se por personagens do folclore; respeitar diferentes crenças e cultura.

Conteúdo
Trabalhar com músicas, danças, parlendas, trava-língua, brincadeiras e brincadeiras de roda, lendas e dramatizações de algumas lendas.

Estratégias
O projeto será desenvolvido pela Educação Infantil e Fundamental I, e cada professor ficará responsável em fazer as adaptações necessárias para a sua turma e as apresentações no dia determinado. As apresentações poderão ser feitas em sala de aula e no pátio e poderá ter como duração a semana toda e a cada dia da semana ocorrerá uma apresentação diferente.

Avaliação
Será avaliado a participação e o interesse individual e coletivo dos alunos.
Segue sugestões de atividades:

Educação Infantil: músicas, brincadeiras e brincadeiras de roda.
• Músicas: Teresinha de Jesus, Samba Lelê, Cai, cai balão, A mão direita;
• Brincadeiras: Quem chegar primeiro é o saci!, Pega o gorro do saci, O assobio do saci, Arranca língua e jogo dos sete erros;
• Brincadeiras de roda: Escravo de Jô, Ciranda, cirandinha, Pirulito, Carangueijo.

Ensino Fundamental I: Danças, parlendas, trava língua, dramatização de lendas e dramatização de músicas folclóricas.

• BOA ALIMENTAÇÃO

Uma alimentação rica e balanceada é hoje preocupação mundial. Por esta razão, o projeto “ Boa Alimentação” desenvolvido pelas professoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental I teve o objetivo de estimular os alunos e conscientizar os pais para prática de uma alimentação saudável.

Sendo assim, após as atividades abordadas em sala de aula, como por exemplo, os alimentos que consumidos em excesso podem comprometer a nossa saúde (salgadinhos, refrigerantes, doces etc.) os alunos fizeram uma deliciosa salada de frutas. Hum… ficou uma delícia!

• DIA DA VOVÓ

Séries Envolvidas
Educação Infantil
Ensino Fundamental I

Duração
Uma semana

Áreas do Conhecimento
Língua Portuguesa, Ética e Cidadania.

Justificativa
O dia da Vovó é uma ótima data para trabalhar os temas transversais como ética, cidadania e muitos outros. Respeitar os mais velhos é respeitar a si mesmo. A criança precisa aprender desde cedo os princípios da natureza, todos envelhecemos, por isso precisamos tratar bem os mais velhos, para sermos respeitados quando formos mais velhos. Envelhecer é viver, é adquirir sabedoria, paciência e muitas outras qualidades que só o tempo nos permite desenvolver. Ao longo da semana ir construindo cartões, mensagens e outros mimos para as vovós.

Objetivo
• Conhecer os brinquedos e brincadeiras antigas, e compara-las com as atuais;
• Resgatar tradições e culturas;
• Proporcionar contato com a leitura e a escrita, através das pesquisas;
• Aprender novas brincadeiras e ampliar o repertório;
• Proporcionar momentos de criação, interação e muita diversão.

Sugestões de Atividades
• Painel com o nome das vovós e do(a) netinho(a);
• Montar um quadrinho para a vovó;
• Montar cartões com o tema: “Vovó é um sonho”;
• Brincadeiras e jogos coletivos em trios, avós e netinhos;
• Livro de receitas da vovó;
• Vovós na escola.

Avaliação
Será avaliada a participação do aluno, durante todas as etapas de realização do projeto.

Atividades
O projeto proporciona contato com situações reais do contexto social através da elaboração de convites, entrevistas com algumas vovós e até mesmo a organização de um chá com as avós, em que as crianças participem de todos os preparativos para receber as vovós. Mas o mais importante é que as crianças aprendam brincando e resgatem um pouco da nossa cultura através das experiências das avós.

• SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA

Série Envolvidas
Educação Infantil
Ensino Fundamental I

Duração
Uma semana

Áreas de Conhecimento
Língua Portuguesa, Natureza e Sociedade.

Justificativa
Os alunos não se cansam de ouvir histórias. Quando contamos e recontamos uma história do interesse deles, estamos ajudando-os a conhecer melhor os personagens e fixar a seqüência dos acontecimentos.

Objetivos
• Despertar o gosto e prazer dos alunos pela leitura;
• Desenvolver no aluno a sua capacidade de imaginação e sua linguagem oral e escrita;
• Preparar o aluno para a produção de texto;
• Ampliar o vocabulário.

Sugestões de Atividades
• Nesse dia os alunos poderão trazer almofada;
• Colocar uma música de fundo para a turma relaxar.

Avaliação
Avaliar sua participação e atenção durante a hora do conto.
Solicitar que façam uma representação da história que acabaram de ouvir, através de desenhos; encenação, etc.

• DIA DO ÍNDIO

Resgate histórico
Para que as crianças aprendam a valorizar os primeiros habitantes do Brasil, o Dia do Índio deve ser trabalhado como um projeto principalmente de conhecimento da cultura e dos costumes indígenas. Esse é um caminho para que elas também comecem a respeitar as diferenças existentes entre os povos.

Para isso, é fundamental desenvolver um projeto mais amplo, e não somente vestir as crianças com penas e chocalhos. Você pode ter como referência as próprias crianças indígenas que, por meio de brincadeiras, aprendam várias atividades como caçar, pescar, plantar fazer artesanatos como panelas de barro, trançar cestos e outros trabalhos. Vale a pena explicar para a turma que os indiozinhos sempre acompanham os seus pais nessas tarefas. O aprendizado sobre animais, plantas, origem do mundo, além da própria história do povo e dos costumes, é enriquecido com as histórias contadas pelos mais velhos da tribo. Nas aldeias, uma das brincadeiras mais comuns é com os animais de esticão; principalmente com cachorro, arara, macaco, coati e papagaio.

A seguir, você confere atividades que têm como ponto central a cultura e os costumes indígenas, sempre valorizando o universo das crianças e a importância do brincar. Todas elas visam estimular a espontaneidade, a alegria e o lúdico. Ao mesmo tempo, apresentam a história dos índios e propõem reflexões ao levar o aluno a conhecer, analisar e debater a cultura indígena e a influência desses povos em nossas vidas, a aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluricultural.

Objetivo geral
Valorizar a cultura brasileira, ampliar o conhecimento dos alunos sobre aspectos dos costumes dos primeiros habitantes do Brasil; conhecer e analisar os costumes indígenas, a história desses povos e a influência deles em nossas vidas; incentivar o respeito pela natureza.

Conteúdo
Pesquisar: regiões habitadas ainda hoje por índios; seus usos e seus costumes; seu vestuário e adornos; sua alimentação e sua religião.
Pesquisar: influência do índio na língua brasileira; na alimentação; no artesanato; na medicina caseira e nos ardonos pessoais.

Estratégias
Esse projeto será desenvolvido pela Educação Infantil e Ensino Fundamental I e cada turma ficará responsável em fazer a sua exposição e apresentações no dia determinado. As exposições e apresentações poderão ser feitas em sala de aula, no pátio ou na quadra com horários determinados.

Educação Infantil
Sugestões de atividades que poderão ser utilizadas e adaptadas: Brincadeiras: pescaria, escolha do cacique, encontre a oca, brincadeiras de roda.

Ensino Fundamental I
Sugestões de atividades que poderão ser utilizadas e adaptadas:

Seria interessante que cada turma ficasse encarregada de fazer uma pesquisa sobre determinada tribo: Guaranis, Tapuias, Maxacalis e Tupi e abordasse os seguintes temas: lendas, artesanatos, tipos de comidas, festas, vestuários, moradia, plantas medicinais, palavras de origens indígenas. Poderá ser feito um mural com as principais informações sobre os temas abordados.

Duração
O projeto tem como duração 1 semana para as exposições, que poderão ser feitas em sala de aula ou no pátio, mas o tema deverá ser abordado durante 15 dias.

Avaliação
Será avaliado o interesse a participação das crianças no decorrer do projeto.

R. Rodolfo Barbosa de Castro, 11 - Pq. Guarani - São Paulo - SP

(11) 2051-3100